Durante esta semana a Maria melhorou imenso. Já se apoia muito melhor sobre o braço esquerdo, o que faz com que não caia para o lado. Quando cai rebola também para os dois lados de igual forma pois até aqui era quase só para o lado direito, onde ela se sente perfeitamente á vontade. Apesar de ter andado - e ainda andar :( - constipada, temos trabalhado algumas situações de pôr/tirar e causa/efeito e ela tem reagido muito bem e já consegue fazer sozinha. Começamos agora a ensinar-lhe algumas coisinhas sobre o corpo e já aprendeu um pouco, também com à ajuda preciosa da bonequinha que os avós ofereceram no Natal. É uma boneca que chora quando a viramos de pernas para o ar, mexe os olhinhos, mama no biberom, fala, ri-se se lhe mechemos nos braços. A Maria adora e já sabe onde estão os pés, as mãos e a cara pois quando a mamã diz: Maria dá beijinhos no pé do bebé ela dá e depois fica à espera que lhe diga mais alguma coisa. Fica com medo quando a boneca chora mas depois pega nela e quando se cala começa a fazer-lhe festinhas na cara. É uma animação!
Segundo a Fisioterapeuta da APCC as melhorias notam-se muito a nivel de equilibrio, de trabalho com a mão esquerda e de tolerãncia de alguns exercicios. De facto que está muito melhor na anca e já se consegue movimentar melhor. Aprendeu a queixar-se menos e já responde melhor aos estimulos. Ontem pela primeira vez começou a fazer força com os braçitos para se arrastar. Fiquei super contente. Ainda não aprendeu a coordenar os movimentos das pernas com os braços arrastar mas já começa a fazer alguma coisa para andar para a frente. Boa Princesa!
Agora estamos numa fase de exploração: novos sabores e texturas, novos cheiros, novas brincadeiras. Ai que bem que sabe o creme Nivea da mamã!!!!
As melhorias notaram-se também na fala. Já fala muito mais vezes, diz as palavras de forma mais correcta e com sentido. Quando acorda começa logo a dizer Papa - e o mesmo quando ve o prato com a comida e o bibereon - e quando pergunto onde está o pai diz Papá. Tudo direitinho. Pergunto onde está o pai e chamo por ele e ela fica logo a olhar para a porta para ver se ele entra e se não vier fica triste.
Na próxima semana reinicia o apoio da Intevenção Precoce na escolinha e já vai começar a ter uma rotina mais calminha. Felizmente continuamos com o Prof. do ano passado que é um querido e interessa-se muito em ajudar não só a Maria como também os papas. Continua com a TO e a Fisio nas segundas, quartas e quintas feiras e nas terças e sextas vai ver os amiguinhos à escolinha. Vamos ver como reage e logo se vê se precisamos de reajustar.
Em principio não terá mais hidroterapia no CHCB até ao proximo ano, mas estamos a procurar outra alternativa. No caso de não conseguir mesmo a hidroterapia aqui na zona, vamos para a natação para bebés nas Piscinas Municipais. Acho que ela vai gostar muito!
Foi uma semana produtiva para a bebé e de mudanças para os papás. Obrigado muito especial ao amigos que ainda ficaram e aos que conhecemos já nesta nova fase da nossa vida. O que não nos mata torna-nos mais forte mas muitas vezes precisamos de uma mão para nos ajudar a dar os primeiros passos, para nos ensinar a caminhar outra vêz. Obrigado João, Vânia e Nuno! Gostava de poder retribuir toda a amizade e ajuda que nos têm dado. João, és o menino mais fofinho que conheço. Ainda não te tinha visto pessoalmente e já de adorava. Vais conseguir!
Até breve!