terça-feira, 20 de setembro de 2011

Porque és UM SER ESPECIAL MARIA???

Porque és UM SER ESPECIAL MARIA???
És especial porque deste sentido às nossas vidas logo que soubemos que existias.
És especial porque mudaste as nossas vidas.
És especial porque quando soubemos que tinhas dificuldades soubemos de imediato que a nossa vida seria amar-te, e se soubessemos  antes de nasceres teriamos amado da mesma forma
És especial porque iluminaste as nossas vidas,
porque a cada dia mais escuro tu és o nosso sol.
És especial porque  nos tornaste mais atentos, porque nos mostraste o que realmente é importante.
És especial porque nos ensinaste a rir de coisas que antes eram o maior problema do mundo
porque nos ensinste a ver a vida pelos teus olhinhos lindos.
Princesinha tu és especial porque nos ensinaste a ter esperança.
Porque nos ensinaste a lutar, a ser mais fortes e a enfrentar a dor com um sorriso no rosto
és especial pela tua inocência, pelas tuas mãos cheias de ternura e pelos abraços fortes que nos dás todos os dias.
És especial porque nos dás os melhores beijos do mundo.
Porque tu és o melhor do mundo!
És especial porque nos ensinaste a olhar a vida com mais amor, com mais paciência
Sorris sem maldade. És especial porque iluminas todos os sitios onde estás, porque tens luz, porque és luz,porque todos te amam. 
És especial porque todos os dias nos mostras que és capaz de muito mais e nos dás o melhor bom dia do mundo, mesmo quando as palavras ainda não saiem.
És especial porque és forte, porque tens imensas capacidades, porque só tu nos fazes olhar para o futuro com fé.
És especial porque conseguiste tornar o mundo pequenino, porque os teus olhos brilham infinitamente.
Tu és especial porque nos tornaste também especiais e nós iremos amar-te para sempre Princesinha Maria.












sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Já me consigo sentar sozinha!

Esta semana foi de surpresas, mas ainda não acabou...  No sábado fomos fazer uma visita aos titios e foi muito divertido. A Maria recebeu muitos miminhos, brincamos um pouco e depois fomos dar uma voltinha pela Ficabeira. A ideia era assistir ao concerto do João Pedro Pais mas dado o adiantado das horas a que chegamos ao recinto já não conseguimos um bom lugar. Fois mais chato para os pais e para os tios porque a bebé não deve ter gostado nada, adormeceu passados poucos minutos. A mamã aproveitou para ver alguns amigos do tempo do secundário. Foi muito bom. Fica uma recordação para a princesa.



Mas a parte melhor estava guardada para segunda-feira. De manha fomos ás terapias como habitual e ao final da tarde estávamos em casa a brincar quando a menina resolveu mostrar à mamã que já consegue sentar-se sozinha. Quando olhei nem acreditei e então fui deitá-la outra vez para ver o que fazia. Em menos de 10 segundos já estava novamente sentada e bem apoiada com o braço esquerdo. Agora não quer outra coisa! Um bom presente para o avô Ricardo que fazia aninhos neste dia.

Na quarta -feira, como é de resto habitual, fomos à APCC e mais uma vez a Maria deixou a mamâ orgulhosa. Portou-se muito bem e recebemos muitos elogios. Neste momento já trabalhamos um pouco mais com a mão, já fazemos apoio com o braço esquerdo e já temos a anca normalizada. Mantém-se o desvio no lado esquerdo como é normal numa hemiparésia.  Também na TO trabalhámos bem apesar do cansaço. A princesa já percebe as relações causa/feito ao brincar com determinados brinquedos ( já era perita em eu choro/tu pegas-me ao colo e em eu atiro para o chão/tu apanhas/ eu volto a atirar ao chão e fico a rir) e entende muito bem aquilo que lhe pedimos. Dá uns beijinhos e abraços tão fofinhos.

Ao final deste dia ainda fomos a uma festa aqui pertinho de casa e então a Sra. Maria decidiu fazer noitada e observar bem as luzinhas da festa, as velinhas da procissão  ( que passou a fazer bábá para quebrar um pouco o silençio da situação :)) e tudo o que havia de mais engraçado na romaria. Foi giro.

Hoje, a princesinha foi às terapias durante a manhã e á tarde recebeu a visita do amiguinho João. É muito bom tê-lo cá em casa.

Ao longo da semana notámos alguns movimentos parecidos com tentativas para gatinhar, movimentos muito desajeitados ainda. Será???!!!. Temos  muito que treinar! Mas não é esse o nosso trabalho de todos os dias?!!

Até já!



sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Em homenagem à princesa Maria


(...)
And I'll see your true colors
Shining through
I see your true colors
And that's why I love you
So don't be afraid to let them show
Your true colors
True colors, true colors

Cos there's a shining through
I see your true colors
And that's why I love you
So don't be afraid to let them show
Your true colors, true colors
True colors are beautiful,
Beautiful, like a rainbow

Já estou muito melhor!

Durante esta semana a Maria melhorou imenso. Já se apoia muito melhor sobre o braço esquerdo, o que faz com que não caia para o lado. Quando cai rebola também para os dois lados de igual forma  pois até aqui era quase só para o lado direito, onde ela se sente perfeitamente á vontade. Apesar de ter andado - e ainda andar :( -  constipada, temos trabalhado algumas situações de  pôr/tirar e causa/efeito e ela tem reagido muito bem e já consegue fazer sozinha. Começamos agora a ensinar-lhe algumas coisinhas sobre o corpo e já aprendeu um pouco, também com à ajuda preciosa da bonequinha que os avós ofereceram no Natal. É uma boneca que chora quando a  viramos de pernas para o ar, mexe os olhinhos, mama no biberom, fala, ri-se se lhe mechemos nos braços. A Maria adora e já sabe onde estão os pés, as mãos e a cara pois quando a mamã diz: Maria dá beijinhos no pé do bebé ela dá e depois fica à espera que lhe diga mais alguma coisa. Fica com medo quando a boneca chora mas depois pega nela e quando se cala  começa a fazer-lhe festinhas na cara. É uma animação!

Segundo a Fisioterapeuta da APCC as melhorias notam-se muito a nivel de equilibrio, de trabalho com a mão esquerda e de tolerãncia de alguns exercicios. De facto que está muito melhor na anca e já se consegue movimentar melhor. Aprendeu a queixar-se menos e já responde melhor aos estimulos. Ontem pela primeira vez começou a fazer força com os braçitos para se arrastar. Fiquei super contente. Ainda não aprendeu a coordenar os movimentos das pernas com os braços arrastar mas já começa a fazer alguma coisa para andar para a frente. Boa Princesa!
Agora estamos numa fase de exploração: novos sabores e texturas, novos cheiros, novas brincadeiras. Ai que bem que sabe o creme Nivea da mamã!!!!

As melhorias notaram-se também na fala. Já fala muito mais vezes, diz as palavras de forma mais correcta e com sentido. Quando acorda começa logo a dizer Papa  - e o mesmo quando ve o prato com a comida e o bibereon - e quando pergunto onde está o pai diz Papá. Tudo direitinho. Pergunto onde está o pai e chamo por ele e ela fica logo a olhar para a porta para ver se ele entra e se não vier fica triste. 

Na próxima semana reinicia o apoio da Intevenção Precoce na escolinha e já vai começar a ter uma rotina mais calminha. Felizmente continuamos com o Prof.  do ano passado que é um querido e interessa-se muito em ajudar não só a Maria como também os papas. Continua com a TO e a Fisio nas segundas, quartas e quintas feiras e nas terças e sextas vai ver os amiguinhos à escolinha.  Vamos ver como reage e logo se vê se precisamos de reajustar.

Em principio não terá mais hidroterapia no CHCB até ao proximo ano, mas estamos a procurar outra alternativa. No caso de não conseguir mesmo a hidroterapia aqui na zona, vamos para a natação para bebés nas Piscinas Municipais. Acho que ela vai gostar muito!

Foi uma semana produtiva para a bebé e de mudanças para os papás. Obrigado muito especial ao amigos que ainda ficaram e aos que conhecemos já nesta nova fase da nossa vida. O que não nos mata torna-nos mais forte mas muitas vezes precisamos de uma mão para nos ajudar a dar os primeiros passos, para nos ensinar  a caminhar outra vêz. Obrigado João, Vânia e Nuno! Gostava de poder retribuir toda a amizade e ajuda que nos têm dado. João, és o menino mais fofinho que conheço. Ainda não te tinha visto pessoalmente e já de adorava. Vais conseguir!

Até breve!

sábado, 3 de setembro de 2011

Não é assim tão mau

Enquanto o papá esteve de férias aproveitei todos minutinhos para pesquisar, ler outros blogues, experimentar algumas ideias de coisas que posso fazer com a minha princesa. O tempo passa depressa! Na quarta-feira fomos ao ortopedista do CHCB que tinha dito que queria ver como estava a anca da bebé com um aninho. Para ele está tudo bem. Ainda assim vamos levar o RX ao ortopedista da APCC para sabermos qual a sua opinião.

Continuamos a notar que a perna do lado esquerdo ( o que está afectado) está ligeiramente mais curta como, de resto, já estava. Os médicos explicaram que se deve ao crescimento mais lento dos musculos e que isso acaba por retrair a perna. Em casa continuamos com os exercícios que as terapeutas ensinaram , com as terapias no CHCB e na APCC e em breve deveremos voltar à água. A Maria tem andado um pouco preguiçosa na fala, ultimamente chama menos pelo papá e pela mamã, mantém o tété para tudo aquilo em que ela queira tocar, mesmo que seja o nariz da mãe. :) No inicio da semana disse bebé mas esqueceu-se.
Consegue ficar sozinha a brincar mais de 20 minutos, só refila quando quer alguma coisa onde não chega ou que alguém tenha na mão e ela não.

Como ela já fica sossegada a brincar um pouco, deixo-a no parque insuflável que uma amiga emprestou  sempre que preciso de fazer alguma coisa. Está bem no meio da cozinha, assim está ali sempre pertinho da mamã. Logo que entra naquela divisão da casa diz logo TÉTÉ, referindo-se ao parque e começa a esticar os braços para ir para lá. Se tiver 10 brinquedos dentro do parque só reclama quando já os tiver visto a todos ou quando não conseguir alcançar algum deles. Depois a historia é... quanto mais tempo preciso que fique ali a brincar mais brinquedos tenho que lhe levar para lá.

À  medida que o tempo vai passando vou percebendo como é esta coisa de ser uma mãe especial. Quando criei este blog as palavras UM SER ESPECIAL descreviam perfeitamente a Maria mas ilustravam, também, aquilo que eu sou desde que ela existe, ou SOU de outra forma, especial, outra pessoa. Ver a Maria crescer tem mudado a minha vida de uma forma surpreendente. Com momentos de muita dor, desespero, medo.... mas muitos momentos também de alegria. Sei que existe um número infinito de casos como o da Maria, muitas mães e pais que lutam diariamente pelos seus rebentos. Alguns com condições outros que nem isso têm mas que ainda assim procuram todas as hispóteses possiveis e tentam, com esperança.

A cada dia aparecem histórias de luta e de vitória, exemplos de que a deficiência não é o fim do mundo. As redes sociais mostram, tantas vezes, tudo o que precisamos para não parar. Bem... tudo não será! -Tanto se fala no AMOR pelos nossos filhos e nos milagres que ele pode fazer! É este amor que nos faz caminhar mesmo que os caminhos sejam estreitos, sem indicações por onde seguir. Mais sozinhos ou mais acompanhados, vamos andando com esperança de que não será assim tão mau. Eu tenho uma filha linda, diferente mas ainda assim muito muito especial.

Este fim-de-semana são os ultimos momentos de férias do papá e a partir de 2ª feira voltamos às nossas maratonas. Vamos aproveitar bem estas últimas horinhas.

Em breve saberemos para quando o gesso no pé da Maria e teremos novidades sobre a hidroterapia.

Beijinhos a todos. Até já!