sábado, 3 de setembro de 2011

Não é assim tão mau

Enquanto o papá esteve de férias aproveitei todos minutinhos para pesquisar, ler outros blogues, experimentar algumas ideias de coisas que posso fazer com a minha princesa. O tempo passa depressa! Na quarta-feira fomos ao ortopedista do CHCB que tinha dito que queria ver como estava a anca da bebé com um aninho. Para ele está tudo bem. Ainda assim vamos levar o RX ao ortopedista da APCC para sabermos qual a sua opinião.

Continuamos a notar que a perna do lado esquerdo ( o que está afectado) está ligeiramente mais curta como, de resto, já estava. Os médicos explicaram que se deve ao crescimento mais lento dos musculos e que isso acaba por retrair a perna. Em casa continuamos com os exercícios que as terapeutas ensinaram , com as terapias no CHCB e na APCC e em breve deveremos voltar à água. A Maria tem andado um pouco preguiçosa na fala, ultimamente chama menos pelo papá e pela mamã, mantém o tété para tudo aquilo em que ela queira tocar, mesmo que seja o nariz da mãe. :) No inicio da semana disse bebé mas esqueceu-se.
Consegue ficar sozinha a brincar mais de 20 minutos, só refila quando quer alguma coisa onde não chega ou que alguém tenha na mão e ela não.

Como ela já fica sossegada a brincar um pouco, deixo-a no parque insuflável que uma amiga emprestou  sempre que preciso de fazer alguma coisa. Está bem no meio da cozinha, assim está ali sempre pertinho da mamã. Logo que entra naquela divisão da casa diz logo TÉTÉ, referindo-se ao parque e começa a esticar os braços para ir para lá. Se tiver 10 brinquedos dentro do parque só reclama quando já os tiver visto a todos ou quando não conseguir alcançar algum deles. Depois a historia é... quanto mais tempo preciso que fique ali a brincar mais brinquedos tenho que lhe levar para lá.

À  medida que o tempo vai passando vou percebendo como é esta coisa de ser uma mãe especial. Quando criei este blog as palavras UM SER ESPECIAL descreviam perfeitamente a Maria mas ilustravam, também, aquilo que eu sou desde que ela existe, ou SOU de outra forma, especial, outra pessoa. Ver a Maria crescer tem mudado a minha vida de uma forma surpreendente. Com momentos de muita dor, desespero, medo.... mas muitos momentos também de alegria. Sei que existe um número infinito de casos como o da Maria, muitas mães e pais que lutam diariamente pelos seus rebentos. Alguns com condições outros que nem isso têm mas que ainda assim procuram todas as hispóteses possiveis e tentam, com esperança.

A cada dia aparecem histórias de luta e de vitória, exemplos de que a deficiência não é o fim do mundo. As redes sociais mostram, tantas vezes, tudo o que precisamos para não parar. Bem... tudo não será! -Tanto se fala no AMOR pelos nossos filhos e nos milagres que ele pode fazer! É este amor que nos faz caminhar mesmo que os caminhos sejam estreitos, sem indicações por onde seguir. Mais sozinhos ou mais acompanhados, vamos andando com esperança de que não será assim tão mau. Eu tenho uma filha linda, diferente mas ainda assim muito muito especial.

Este fim-de-semana são os ultimos momentos de férias do papá e a partir de 2ª feira voltamos às nossas maratonas. Vamos aproveitar bem estas últimas horinhas.

Em breve saberemos para quando o gesso no pé da Maria e teremos novidades sobre a hidroterapia.

Beijinhos a todos. Até já!