terça-feira, 30 de agosto de 2011

A Maria hoje

Após ter começado a escrever no blog à 7  meses a vida da Maria, e também a minha - naturalmente - mudou radicalmente. Hoje vivo para ela, para responder ás suas necessidadades e ajudá-la a crescer o mais naturalmente possivel. A Maria é uma menina de força. E foi ela quem me ensinou a viver novamente. Vivemos um dia de cada vez, com esperança, com muito trabalho mas também com muita alegria. Só vejo o tempo passar... Parece que foi ontem que ela nasceu e já fez 1 aninho. Está grande a minha princesa.
É incrivel perceber como ela tem energia, como é uma menina alegre, bem disposta.

As nossas vidas passaram a correr maratonas. Cada dia corremos uma, juntas como tanto gostamos de estar.

2º feira - Aquecimento
 Logo de manhã corremos na Terapia Ocupacional, que nem sempre corre bem.Vamos aguardando melhores dias. Mal cortamos a meta já estamos na Fisioterapia. Esta já bem melhor. A Maria gosta muito. Há dias bons e dias menos bons mas no geral corre bem. Já no final do tempo, prestes a chegar a meta, faz 20 minutinhos no standing e aí as coisas complicam-se um pouco. Mas é já cansaço. Assim que abandonamos o local das provas, neste dia o CHCB, adormece. Descansa minha nininha! - diz a mamã orgulhosa da sua princesa!

3ª Feira - maratona na água... ou talvez já não
Hoje é dia de piscina. Uhmm! Que bom!- Ora aí está outra coisa que a bebé tanto gosta.... ÁGUA! Tem sido muito bom. Ela relaxa um pouco e trabalha bastante a parte do tronco.
Infelizmente, e ao que parece, estas sessões terminaram no CHCB. Teremos que procurar outro sitio bebé!!!

4ª Feira - As viagens até à cidade dos estudantes ( e onde nasceram os papás)
Começaram à um mês e uns dias os tratamentos na APCC em Coimbra. Corremos na Fisioterapia e na TO.  - Ufa, que estafa bebe! Duas horinhas de muito trabalhinho!
Na APCC os terapeutas estão habituados a tratar crianças com Paralesia Cerebral e como tal têm uma preparação fantástica. Ainda fomos poucas vezes  pois os terapeutas estiveram de férias, contudo a Maria parece gostar muito. Explicam pormenorizadamente cada exercicio, fazem planos a médio prazo e ajudam os papás a perceber melhor tudo o que se passa e, por vezes, também nos fazem sorrir. Encontrámos lá uma equipa fantástica! Esta semana terá que ser à terça, por isso amanhã lá vamos nós. 

5ª Feira -  Bora lá CHCB
3ª volta das maratonas TO e Fisioterapia. Continuamos com algum choro na TO. Na fisioterapia vai tudo melhor, a Maria tem evoluido bastante. Nos últimos meses fez uma contractura na anca devido ao facto de ter o tónus muscular aumentado no lado esquerdo. Nesta semana repetimos o RX para verificar evolução do problema. No caso que persistir é provavel que o ortopedista opte por sugerir alguma alteração nos tratamentos.
Nas sessões de fisio a Maria continua a querer brincar com todos os brinquedos que vê, adora a terapeuta e normalmente responde bem aos exercicios.

6ª Feira - UFA...dia sem maratonas
Na sexta ficamos por casa a brincar muito, trabalhamos um pouco os bracitos e a coordenação e ás vezes vamos visitar os avós. Neste momento estamos a tentar que a Maria consiga transferir os pesos para ambos os lados de corpo de modo a que se consiga sentar sozinha. Já consegue sentar-se com apoio, rebola muito bem, segura-se de pé, enfim... sei que está bastante atrasada  comparativamente  com os outros meninos da mesma idade mas o mais importante é que está a evoluir. E é muito resistente! É uma guerreira!

Continuamos nos estudos genéticos para perceber o que se passou quando a bebé se gerou. Não temos diagnostico, ainda, mas tudo aponta para uma hemiparesia, ou seja, paralesia cerebral de um dos lados do corpo. Juntamente com isso existe uma microcefalia que até a pouco tinhamos como certo ser genética, mas que agora se questiona ter outra origem. Infelizmente temos que esperar que o tempo passe para se terem mais certezas. Até lá... bora lá correr minha nininha! Vai tudo correr bem!

O primeiro bolo de aniversário
A Maria
No dia do 1º aniversário


Gosto tanto da praia!