sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Mais um dia...

http://www.skyrock.com/m/blog/
- 5 Abril 2011

Mais um dia de fisioterapia. Saímos de casa as duas, eu e a Maria. Depois de uma soneca bem grande ( o que não é nada normal) a Maria estava muito bem disposta. Acordou com um sorriso gigante. E é tão bom! Chegámos á Covilhã por volta das 11 horas apesar de só estar marcada para as 11h30. Só para estacionar é um tempão. Como não é hora de visitas – pensei eu – vou encontrar um lugar! Sim, sim!- Era uma alegria! Procurei e procurei... encontrei um e eu toda contente a dizer para a bebe: este estava mesmo à nossa espera. Já parecemos o papá a tentar estacionar sempre mesmo à portinha!
Lá me preparava eu para iniciar a manobra quando vem a correr um segurança a dizer: “Não pode estacionar aqui! É um lugar para deficientes!” - Lá se foi o bom humor (já normalmente raro). Ainda disse: Peço desculpa!

Entrámos e dai a uns 5 minutos lá veio e fisioterapeuta. Olha a Maria!!! Já podem vir! – Que bom pensei eu - Tenho tanto que fazer em casa!

Lá se vai o tempo em que nada estava fora do sitio, nunca se amontoavam cestos de roupa suja - ou lavada mas por passar – coisas e mais coisas fora do sitio. Enfim, um sem numero de situações que nunca aconteciam quando cá em casa éramos dois. Não que goste de viver na confusão ou goste de sair à rua com roupa suja- nada disso. Mas sinceramente - que se lixe. Todos os minutos que passar com a princesinha serão poucos. E ela precisa tanto de atenção e miminhos!

A fisioterapeuta comentou que já se nota alguma melhoria, que certamente eu estaria a trabalhar mais com ela em casa. E é bem verdade. Nos últimos dias tenho passado o máximo de tempo possível no ginásio que montámos cá em casa. Quase ginásio! Ainda falta arranjar um espelho para a parede. E onde é que arranjo um grandinho? Já fiz uma pesquisa na internet mas não encontrei nada do que queria.




Após uma meia hora começou a choradeira. Alguns exercícios são difíceis para ela e nota-se que ela sofre um pouco. Custa-me, mas sei que é bom.

Compramos também uma bola de fitness para treinar o equilíbrio, uma mesinha de actividades para a conseguir entreter e manter sentada direita o máximo de tempo possível. Entre outras coisinhas, acho que já temos grande parte do equipamento necessário. Falta-nos o melhor... tempo para estar lá com ela, a “ trabalhar” mas também a brincar. Precisamos de brincar as duas.

A Maria é hipertónica nas pernas e tem falta de equilíbrio na parte superior do corpo. Isso faz com que tenha movimentos muito viciados e precise de muito treino e atenção. Necessita de ser estimulada cada vez mais. Acho que merece uma mãe a tempo inteiro e não uma a part-time.
(A hipertonia consiste num aumento anormal do tónus muscular e da redução da sua capacidade de estiramento (aumento da rigidez). É geralmente acompanhada de espasticidade aumentada.... -
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertonia)

As intervenções terapêuticas são de bastante importância para que o doente deste tipo de doença consiga normalizar ou pelo menos minimizar as suas posturas em termos musculares e ao mesmo tempo facilitar a sua movimentação.

Sei que para a idade ainda não faz muitas coisas mas tenho esperança que ela, mesmo que mais tarde, consiga fazer tudo. E eu sei que há alguém lá em cima que olha por ela. Ela tem muitos amigos. E ELE é um deles.

Aproveito para agradecer a todos os amigos e conhecidos que tem enviado mensagens de apoio. À maior parte nem tenho coragem de responder pois sei que um obrigado não basta e não me resta tempo para agradecer devidamente. Lembrarei sempre todas as palavras de carinho e amizade que tem enviado. Sabe bem – confesso - contudo é impossível deixar de sentir solidão. Todos seguem com as vidas em frente, com mais ou menos dificuldade, mas os problemas vão-se resolvendo. O meu problema fica. Não que a Maria seja um problema. Nem pensar! Ela é o meu bem mais preciso. Mas ficamos sempre a sentir que poucos partilham realmente esta dor. Só os que estão em situações destas sabem realmente como é. Muito poucos. Felizmente, pois não desejo isto a ninguém.

Enquanto observava os exercícios que a fisioterapeuta foi fazendo com a Maria, fui pensando numa ou noutra coisas menos positivas e fui abaixo. Mas assim que vejo o sorriso lindo da minha filhota, sinto-me capaz de enfrentar o mundo inteiro.

Correu bem. A Maria saiu muito cansada e adormeceu logo. Pudera!

Amanha, quer dizer hoje terça-feira, vamos á consulta com a pediatra da Maria. Vamos ver o que ela diz. E espero, depois da consulta, ter boas coisas para contar.