sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O dia de hoje

http://www.skyrock.com/m/blog/
- 24 Fevereiro 2011

É estranho acordar todos os dias com a sensação de que alguma coisa nesse dia pode acontecer. Quando se esperam coisas boas, acho que se sentem coisas boas. Quando se esperam coisas más, sente-se tudo. Hoje acordei assim. Á espera de tudo. Acordei e depois do pequeno-almoço tomado, vesti-me e fui acordar a minha princesa.Saimos as duas apressadas porque detesto chegar atrasada, detesto mesmo. E foi na cresce que as coisas começaram a acontecer. Doi entrar naquele espaço todos os dias. E não é só por deixar ali o meu bem mais precioso e ficar com a sensação de que a estou a abandonar. Não mesmo. Estar num sitio com muitos bebés é muito dificil. Ainda hoje procuro fujir de espaços assim, mas daquele não posso mesmo.
Eu sei que as pessoas olham. E porque não haveriam de olhar? Eu também olho para os outros bebés. Como não poderia olhar.... Há uma coisa que eu sei, e acreditem que hoje sei muito mais coisas, a Maria é diferente? Sim é. Mas é o tesouro que eu tenho. E não tenho vergonha nenhuma, tenho muito orgulho nela. Saio à rua de cabeça levantada e não a escondo. Para mim ela é linda. E será sempre.


Ao chegar ao trabalho as coisas mudam. Porque alí descarrego todas as energias, as boas transformo em dedicação, as más em lagrimas que não consigo segurar num ou outro momento do dia. As pessoas não falam, não perguntam. Compreendo. Mas quando alguém pergunta e eu falo, é tudo mais facil. Sei que as vezes falo mas as pessoas não entendem. Não importa. Só que ouçam.

Depois de umas breves palavras com uma colega o dia melhorou um pouco e começei a sentir coisas boas.

Umas horas depois, no meio de tanto trabalho, começaram as saudades da Maria. Normal.
Não a trocaria por nada neste mundo e se, mesmo quando ela ainda era do tamanho da minha mão, fosse possivel saber do problema dela eu nunca me separaria dela. Não mesmo. É assim o amor!
E eu amo muitas pessoas, muitas coisas... mais as pessoas que as coisas. Amo o meu marido, amo os meus pais, os meus irmãos, amo os meus sobrinhos, os meus amigos, os tios, os primos, os vizinhos, os colegas, amo a natureza, amo o mar.. Mas a Maria é sem duvida o meu maior amor.E é uma amor incondicional.Não importa se é diferente, para mim é especial sim e amo-a porque é uma parte de mim.

Provavelmente não será engenheira ou doutora ( como todos querem ser - "que parvos que são"), não sei se poderá falar como nós, pensar como nós. Sei que será feliz e isso, depois de tudo o que passamos nos ultimos meses, é muito. Porque a microcefalia não foi criada por nós, foi herança que nos deixaram, mas a felicidade somos nós que a fazemos. Não nascemos com genes que fazem de nós pessoas felizes. Somos nós que a procuramos. E para a Maria ela vai aparecer.

Hoje começaram as sessões de educação especial na creche. Mais para prevenir porque ela faz tudo o que os outros bebés fazem. É uma menina normal. Mas ajudará certamente a desenvolver-se melhor.

Seguindo a lógica do quanto mais cedo melhor, vai começar com a natação já em Março. É só ajustar os horários e lá vai ela com o papá ou com a mamã chapinhar na água, de preferência com os dois ( mas dificil ). E ela adora.

E para concluir por hoje, porque amanha é dia de trabalho, a Microcefalia não é o fim do mundo, é antes o inicio. E apesar de tudo o que é mau, há muitas coisas boas. Apesar dos momentos de tristeza e sofrimento, também os há de alegria. Porque cada sorriso vale mais que muitas palavras. E para quem ama, muitas vezes isso basta.