Que alegria Princesa! Nesta última semana a Maria portou-se muito bem! Desde que se começou a sentar sozinha ganhou mais autonomia e, à sua maneira, consegue percorrer os espaços onde está de uma ponta à outra. Quero com isto dizer que aquelas malandrices comuns de ir abrir as portas e tirar tudo para fora, meter as mãos onde não deve e outras coisas do género são com ela. Já ganhou uma entaladela numa gaveta e mais algumas lágrimas. Mas para dizer a verdade gosto muito de dizer que ela faz asneiras. Não que ache piada á loiça partida ou a que se magoe mas porque mostra que esta mais dinâmica. Aprendeu algumas graçinhas como chamar as coisas e as pessoas e mandar beijinhos com a mão e melhorou um pouco na fala. Diz com mais frequência "bebé" e "olá" e começou a dizer
pepe (chucha) e
aba (água). Que alegria!
Nas terapias foi fantástica. Nota-se que colabora mais e aguenta muito mais exercicios. Apesar da pausa de 2 semanas na fisioterapia no CHCB, fomos á TO e também fizemos a visita semanal à APCC. Devo dizer que os terapeutas da Maria têm feito um óptimo trabalho . É certo que custa um pouco esta rotina de tantas terapias.É cansativo. Mas quando olho para a Maria vejo a recompensa e é muito bom.
Hoje começámos na natação para bebés nas piscinas municipais. Um dia para conhecer um novo espaço, novas pessoas. Como sempre acontece quando vamos para a água, a Maria ficou muito contente e com um sorriso indescritivel. A aula foi de adaptação e correu muito bem. Como são aulas para crianças sem limitações, fiz questão de explicar ao professor quais as dificuldades da bebé. Muito simpático, foi super compreensivo e disponibilizou-se a fazer tudo o que está ao seu alcance para ajudar. Eu sei que, para já, não conseguiremos acompanhar os restantes bebés contudo considero que a água é muito benéfica pois ajuda a relaxar os músculos e facilita alguns exercicios que entretanto aprendi na hidroterapia. Mal sei que não faz, qualquer coisa boa já valerá a pena.Mesmo que fosse só pela alegria que ela sente na água, íriamos na mesma.
Na próxima 2ª feira retomamos a fisio no CHCB mas paramos na TO pois a terapeuta está de férias. Também não vamos a Coimbra pois na 4ªfeira é feriado e é nesses dias que corremos essa maratona. Quando lá voltarmos vamos colocar as botinhas de gesso. Vamos ver como vai ser. A bebé tem que estar completamente imobilizada e, como ela tem um sono muito leve, terá que tomar medicação para acalmar e ficar o mais sossegada possivel. O ideal sería mesmo dormir mas isso é que já não é garantido :(. A terapeuta já nos preparou para o caso de não se conseguir fazer o gesso e termos que tentar mais tarde. Após o gesso, vamos comprar umas botinhas ortopédicas para ajudar no posicionamento do pé e da perna de forma a auxiliar uma postura correcta. Veremos como corre.
|
1/5 |
|
2/5 |
|
3/5 |
|
4/5 |
|
5/5 |