quarta-feira, 5 de setembro de 2012

COMO ESTOU MUITO MAIS CONVERSADORA


Em resposta á pergunta: Quem és tu?, a Princesa já consegue responder “BIA”, diminutivo de Maria que aprendeu com o primo Rafael  que há umas semanas atrás a chamava assim. Depois de isto ser alterado para MABIA por parte do primo, algumas vezes a Princesa também diz desta maneira. Quando perguntamos Quem é este? Ao apontar para o pai ou a mãe ela responde: pai ou mãe e ás vezes papá e mamã e de seguida perguntamos E de quem é?, ela responde “ A BIA”, ou seja, da Maria. Um destes dia surpreendeu-me ao responder MINHA MÃE quando lhe perguntaram quem era eu. Foi a primeira vez que disse de forma clara duas palavras seguidas e com sentido. Adorável!

Identifica todos os membros da família apontando. Chama a avó, dizendo ou BÓ ou ABÓ.  Responde com “ALI” e apontando quando perguntamos onde está alguma coisa. Diz com muita frequência palavras como POPÓ, PAPA, PAPÁ, PEPÊ, MAMÃ, NÃO e PÉ. Repete muitos sons que ouve e várias expressões como por exemplo: quando se está a portar mal e nós ralhamos dizendo AI AI, ela repete AI AI. Se perguntamos se quer comer alguma coisa e não lhe apetece ela diz logo que NÃO. Se está a comer e de repente começa a recusar nós dizemos: Maria queres comer mais? Ela responde NÃO, fazendo o sinal com a cabeça. Faz muitos sons  e está sempre a tagarelar, algumas vezes repete palavras que dizemos mas depois esquece.

De um modo geral, tenho a dizer que temos uma nova Maria. Devido ás dificuldades que tem ao nível dos músculos da boca e que a levam a mastigar muito mal estamos a alterar um pouco a sua ementa de modo a “obrigá-la” a treinar o uso da língua e dos lábios.