quinta-feira, 15 de março de 2012

Uma nova forma de trabalhar

Apesar de a Princesa Maria ter terapias diariamente, o trabalho em casa tem sido de máxima importância. Tenho adaptado muitos brinquedos para os tornar mais adequados para ela, adquirido novos materiais aconselhados pelos terapeutas ocupacionais  mas sobretudo gerido muito melhor as áreas de desenvolvimento. Inicialmente trabalhava com brinquedos ao acaso e acabava por deixar de lado outros de máxima importância porque simplesmente me esquecia. Percebi também que muitas vezes insistia numa área dias seguidos e a Maria acabava por rejeitar de forma bem vincada que já estava farta daquilo. Pois bem... eis o resultado:


Este quadro que fiz à duas semanas atrás tem sido uma óptima ajuda pois, semanalmente, estipulo quais os materiais a utilizar em cada dia, tendo o cuidado de que em cada um deles consiga trabalhar diferentes áreas como por exemplo a motricidade fina, a linguagem, a estimulação sensorial, a aprendizagem de formas, de objectos, etc etc...



Como as actividades são escritas com caneta de acetato, no final da semana ou sempre que queira alterar, basta limpar com um pouco de álcool.  Às vezes acontece que não temos tempo para trabalhar com tudo ou devido às circunstancias se adequa mais outra actividade, então é só alterar. Em alguns dias não trabalhamos com nenhum daqueles brinquedos como é o caso da 2ª feira em que normalmente só chegamos a casa à noite. Coloco uma cruz em cima do dia e depois passo essas actividades para o primeiro dia da semana seguinte. Pode parecer um pouco confuso mas na prática é muito simples e permite fazer uma estimulação mais organizada e proveitosa, permitindo tirar o máximo partido de tudo. Ontem por exemplo, quis passar boa parte da tarde com a Princesa no parque infantil aqui perto de casa. Aposta ganha! Ela adora ir para lá onde anda de baloiço, no escorrega, caminha imenso e brinca com outras crianças e bebés  que estão sempre por lá. Levámos o carrinho e a bola ( a Princesa adora bolas :) ) e logo depois já estava uma menina a brincar connosco, atirando a bola devagarinho para a Maria  e  a Maria para ela. Uma delicia de ver!