terça-feira, 22 de maio de 2012

Avaliação na Fisioterapia

A terapeuta C. acha que esta é uma boa altura para avaliar o desenvolvimento motor da Maria e por isso estamos a realizar testes nesse sentido. Até agora já percebemos que há capacidades muito bem desenvolvidas mas outras, especialmente ao nível do lado esquerdo, onde temos que trabalhar mais. No final do teste teremos uma percentagem de capacidades adquiridas e sabermos onde estão as grandes dificuldades, permitindo assim direccionar esforços para estas áreas.

Também na APPACDM de Castelo Branco fizemos uma avaliação.  Desta avaliação resultaram várias situações das quais destaco a dificuldade em levantar sem apoio sem esticar as pernas. Neste momento a Princesa já caminha por largos minutos sozinha, passando de uma divisão para as outras sem dificuldade, com um sentido de orientação muito bom. O problema é quando cai e não tem nada para se apoiar e levantar. Nessa situação  não se consegue levantar e acaba por ir a arrastar-se.

Além dos que já fazemos diariamente há muito tempo, a terapeuta V. ensinou-nos outros exercícios e deu-nos dicas de actividades. Tudo para conseguirmos manter um bom ritmo de aprendizagem sem ir à terapia. Na verdade, a Maria tem agora uma necessidade maior de Terapia Ocupacional e uma grande diferença em termos de horas semanais, por isso aqui tivemos que abdicar da fisioterapia. O ideal seria sempre fazer as duas terapias mas, por muito que me custe, não há dinheiro para isso. Resumindo, tivemos alta da terapeuta V. mas daqui a um mês, se se justificar, faremos nova avaliação.

Assim sendo, numa semana normal ficamos com três sessões de fisioterapia e três sessões de terapia ocupacional, distribuídas por APCC, APPACDM CASTELO BRANCO e CHCB.