sábado, 4 de fevereiro de 2012

Semana já sem gesso

Depois de termos tirado o gesso na 2ª feira - que aliás correu muito bem -  voltámos às rotinas semanais. Apesar das noites com apenas 3 ou 4  horas dormidas, e  não seguidas, e cerca de 15 minutos de sesta, tem valido a paciência e a força de vontade para continuar a trabalhar.

Felizmente as melhorias a nível da marcha são notórias de dia para dia. Melhor apoio nos pés, mais facilidade em levantar, uma autonomia fantástica com os andadores e muita muita vontade de caminhar. Apareceram os primeiros passinhos sozinha, ainda com muito medo. Acredito que em breve poderei ver mais alguma segurança nesses passinhos e depois mais passos atrás de passos. Vamos com calma pois não vale a pena saltar algumas aquisições.

Aproveitei a intensificação na fisioterapia para trabalhar mais em casa no campo da estimulação cognitiva e sensorial. Apesar de aparentemente a Maria não ter distúrbios ao nível  sensorial, temos feito actividades muito engraçadas que ela adora. Relativamente à parte cognitiva a situação é diferente pois não sabemos de que forma está afectada e infelizmente as respostas para essa pergunta tardarão em chegar. Por isso mesmo, vamos trabalhando o máximo possível.

O pior de tudo tem sido as horas que não se dormem cá em casa. A situação é tão complicada que me levou a  consultar a neuro pediatra da APCC de forma a encontrar alguma ajuda. Até me custa a acreditar que a Maria andá à quase 2 meses a dormir tão pouco. Não sei como aguenta com tanta energia. Tem rotinas certas e tenho feito tudo o que os profissionais entendidos no assunto aconselham: não levantar da cama quando chora, não levar para a cama dos pais,  ir dar mimo quando chora e sair logo de seguida, etc, etc... Na próxima 2ª feira vamos então falar com a médica e ver o que posso fazer.