domingo, 15 de abril de 2012

Depois das consultas

Depois de algum tempo sem contar novidades, hoje... finalmente consigo escrever um pouco. Cá em casa temos uma nova Princesa Maria. Por variadíssimas razões.

No seguimento da RM e dos resultados inesperados e nada animadores, decidimos consultar um neurologista especialista em Pediatria de forma a esclarecer o mais pormenorizadamente possível aquele relatório cheio de nomes estranhos e linhas que não acabavam nunca. Confesso que foi muito difícil de ouvir e uma vez mais entramos no Cuf Descobertas com medo, mesmo muito medo. Tinha sido este médico que aos 2 meses da Maria nos tinha "pintado" o cenário mais negro, mesmo que nessa altura não fizesse-mos ideia de que juntamente com a microcefalia, teríamos que lidar também com a hemiparésia. Pois bem... as lesões são muito mais extensas  e não deixam prever um bom prognostico de desenvolvimento. Apesar disso o médico ficou agradado com os progressos a nível motor e social da  Maria. Depois de sairmos dali decidimos enquadrar o nosso pensamento num patamar mais real e, como sugerido pelo Dr. JCF, colocamos mãos á obra de forma a definir um novo caminho para seguir.... estimulação, estimulação e estimulação. É difícil avaliar agora quais as áreas do desenvolvimento mais afectadas pois as mesmas não estão ainda definidas no próprio cérebro. É então necessário continuar a trabalhar para ajudar nesse processo.

Paralelamente a estes desenvolvimentos a Princesa, que sempre comeu muito bem, começou a comer muito mal, sempre com birras atrás de birras. Neste momento já voltou ao seu estado normal e come normalmente tudo ... menos iogurtes de  morango. Isso é que não! O médico que entretanto a viu a proposito da aplicação da toxina botulínica na APCC tinha-nos dito que poderia ser uma perda de apetite passageira e aconselhou-nos a mudar um pouco a rotina da alimentação. Nada de brinquedos ou ver videos quando está a comer. E a colher é para comer e não para brincar. Achei um pouco disparatado mas resultou.

Nesta mesma consulta o médico achou melhor fazer uma pequena aplicação de toxina no polegar que ela teima em pôr para dentro de forma a ajudar a utilizar a mão esquerda. Apesar desta dificuldade em segurar os objectos por não conseguir prender com o dedo e da falta de força, começou a utilizar muito mais a mão e ultimamente basta dizer-lhe para utilizar a outra mão quando esta a brincar e ela obedece prontamente. Estou muito feliz por isso. Estamos a aguardar data para esta aplicação.
Outra decisão importante nesta consulta, que foi toda ela repleta de boas indicações, foi a administração de um medicamento para estabilizar o sono de forma a que o sistema nervoso aprenda a fazer os dois ciclos de sono normais e assim ela consiga descansar. Xarope antes de dormir e é uma noite calminha aqui em casa. Passou a dormir a noite toda e acorda por volta das 6h da manhã. É muito bom. Tal como a mamã ela sabe que " de manhã é que se começa o dia". Daqui a dois meses veremos se estabilizou para  podermos retirar a medicação. Nos primeiros dias de toma ficou muito sonolenta de dia mas já voltou ao normal. Continua a fazer a sesta da tarde, mas agora, e por indicação do  Dr. OG, nada mais que 2 horas.

Além de todos estes resultados das consultas, foi-me explicado que a Maria tem uma actividade muito elevada, facto que as minhas costas bem conhecem, sobretudo desde que começou a conseguir levantar-se e a ir a todo lado. Por esse facto, é necessário manter o ambiente dela não demasiado estimulante, de forma a que se torne numa menina mais concentrada. Nada de muitos brinquedos de cada vez ou no ambiente dela, nada de muitas luzes e actividades ao mesmo tempo. Depois de uma breve análise ás rotinas da Princesa também nos aconselharam a tentar acalmar um pouco os dias de forma a que se mantenha uma rotina o mais certa possível  e a levá-la à creche mais vezes.

Na genética continuamos na mesma. Apesar de o Dr. JCF nos ter informado que os resultados da RM são muito úteis para a continuação da pesquisa sobre a origens das alterações da Maria, continuamos à espera das consultas no Hospital Pediátrico de Coimbra para onde a Maria foi encaminhada.