domingo, 15 de abril de 2012

O que eu tenho aprendido (1)

E cá em casa temos uma Princesa muito mais autónoma e interessada que nunca. À  medida que ganha novas capacidades motoras, como levantar-se sozinha e soltar-se para caminhar, torna-se muito mais concentrada naquilo que quer e não desiste até chegar onde lhe interessa. Neste momento já consegue dar mais de dez passos sozinha, levanta-se e senta-se num banco, consegue ficar de pé sozinha sem qualquer apoio e sozinha baixa-se para apanhar coisas e volta a levantar-se sem cair. É incrível ver tudo isto a acontecer de dia para dia. Está sentada sozinha e se lhe disser para se levantar e ir a um determinado sitio ela levanta-se e vai e muitas vezes dá a volta sozinha e regressa. Só não coloco vídeos porque ainda tenho que descobrir onde anda a máquina fotográfica que depois da Páscoa teima em não aparecer. Logo agora!

Infelizmente ainda se desequilibra bastante pois começou a caminhar com a parte interior dos pés e logo agora as botas ortopédicas deixaram de servir. Tudo isto coincidiu com uma pausa de um mês nas idas à APCC devido a indisponibilidade dos terapeutas. Mas enfim... vamos tratar desse problema na próxima semana. Ela vai colocar gesso novamente nos pés e depois faremos uma avaliação para colocação de ortóteses nos pés. Entretanto mandaremos fazer novos sapatos para a Princesa... que depois de andar à meses com o mesmo calçado, já ganhou o direito a um novo modelito.

Ainda assim, os fisioterapeutas prevêem que nas próximas semanas aquilo que tanto aguardamos aconteça. Mas como em tudo há um MAS, sei que a partir desse momento as horas passadas na T.Ocupacional e nos trabalhinhos de estimulação mais "presos" em casa vão tornar-se muito difíceis. É que Princesa Maria só anda bem a circular....