quarta-feira, 25 de abril de 2012

Finalmente a caminhar :)

Vinte meses depois de vinda ao mundo a minha Princesa caminha sozinha. Foi um momento muitissimo aguardado e para o qual trabalhámos muito. Nas últimas semanas a Maria já caminhava até uns 12 passos mas só quando incentivada. Na semana passada, de um momento para o outro, vi-a levantar-se do banco e caminhar sozinha na minha direcção. O que senti naquele momento foi inexplicável. Claro que ainda cai muitas vezes e tem alguma dificuldade para se pôr  de pé sem apoio mas mesmo assim, já é uma vencedora. Levanta-se e caminha de seguida, muda de direcção sem cair, baixa-se para apanhar objectos e volta a levantar-se sem deixar cair o que apanhou. Desde que percebeu qual a utilidade de caminhar não quer outra coisa e isso trouxe-me agora uma nova dificuldade: fazer com que esteja quieta!

A cada dia consegue ir mais longe e passar de uma divisão da casa para as outras sem cair. Quando sente dificuldade procura apoio e depois volta a soltar-se.  Até mesmo na escolinha me dizem que ela está muito diferente, que se levanta e anda por lá sozinha na sala. Hoje a Educ. V. perguntou-me se a Maria já podia estar mais tempo fora da cadeira de posicionamento. Pois claro que pode. Até porque acredito que cada vez mais seja difícil mantê-la lá sem birras. O que tento é equilibrar mais ou menos os tempos de forma a que depois quando preciso que esteja sentada o consiga. Ontem voltámos às terapias na APCC depois de uma pausa de algumas semanas  e estava com receio de que fizesse uma grande birra na TO onde tem que estar na cadeira. Mas não. Portou-se bem. Só fez birra quando a medicação para a acalmar e depois se por o gesso começou a fazer algum efeito. Mas pouco. De seguida fomos, mais uma vez, colocar as botinhas de gesso  e ai é que foi complicado. Estava já com sono mas, em ambiente muito mexido, não adormeceu. Como de resto eu já contava. Não esteve quieta mas ainda assim, com muito esforço da minha parte, da "bó" ( avó) , das terapeutas e auxiliares que ali estiveram, conseguimos pôr o gesso com algum sucesso. Veremos na próxima semana como resultou.

Com o aumento dos períodos de marcha passou a caminhar com a parte interna dos pés e o gesso desta vez foi  para corrigir essa situação. Desta vez tivemos que comprar calçado alguns tamanhos acima para  calçar e poder caminhar na mesma. Comprei calçado tamanho 28!!!  No inicio sentia-se insegura e estava constantemente a cair mas logo se habituou e durante o dia de hoje caminhou bastante. Não com a mesma segurança de antes mas sem medo.


Gesso acabadinho de pôr

Não quero isto nos meus pés!

Já com as pantufas tamanho 28 e a "aprender" a caminhar com elas