sábado, 14 de janeiro de 2012

Trabalhos manuais

Os dentinhos da Maria continuam a nascer e recentemente romperam os caninos. Depois disso notei que trinca muito melhor os alimentos e interessa-se mais por comer sozinha mas continua a querer levar tudo à boca, presumo que para coçar as gengivas.

Há uns tempos tinha feito uma cartolina onde colei fotografias das pessoas que a Princesa vê com mais frequência, e que por isso mais facilmente identifica, de forma a treinar a associação da cara aos nomes. Nos primeiros dias resultou bem mas a dada altura as fotografias ficaram danificadas pela baba e pelo manuseamento das mesmas. Nesse momento decidi que iria fazer cartões individuais ( tamanho da fotografia) e plastificá-los.

Mais tarde o Prof.F., professor do Ensino Especial, deu-me alguma documentação relacionada com a paralisia cerebral e com a microcefalia (e eu muito agradeço) e entre esses documentos encontrei algumas ideias de como adaptar materiais e elaborar ferramentas para estimulação. Resultado: muitas horas nocturnas a tirar fotografias e a criar cartões para auxiliar a estimulação cognitiva e a linguagem. Infelizmente o tinteiro da impressora não foi tão ambicioso quanto eu e ficámos a meio do objectivo final. Como alternativa recorri a pintura em alguns temas mas os outros terão que esperar por um novo tonner. Deixo aqui algumas fotos dos cartões que já fiz. Ficam a faltar aqueles que se referem aos objectos do quotidiano  da Maria aos quais tirei fotografias para ajudar a identificação. Mais tarde partilho-os também.