sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Ano Novo... Coisas novas para contar!

Após uma época festiva em que se quer estar em família e já num novo ano, que esperamos melhor que o triste 2011, muitas são as novidades que temos para partilhar.

Passamos a maior parte dos dias das ultimas semanas na casa dos avós, divididos entre terapias, momentos de festa em família e muita mas muita brincadeira... e claro .... muitos miminhos para a princesa.

Acompanhadas por um grande salto no crescimento vieram também novas aquisições, muitas delas uma verdadeira alegria para os papas. Estávamos nós num bom momento de conversa e partilha na casa dos avós enquanto a Maria estava na sua girafa, cadeira de posicionamento que entretanto nos foi emprestada pela APCC até que chegue a que foi pedida para a Maria,  a brincar com algumas coisitas entre as quais uma flauta  quando de repente se ouviu um pequeno assobio. Achamos que tínhamos ouvido mal mas eu fiquei atenta pois ela já tinha andado a experimentar nos dias anteriores. Ouvimos de novo uma, duas, três vezes e lá estava a bebé toda contente com a flauta na boca. "Que bem meu amor!"

Dias depois estávamos em casa da madrinha e eu lembrei-me de lhe dar um pacote de sumo com palhinha, para ver se ela se ia adaptando e ela, sem mais nem menos, começou a beber pela palhinha. Fiquei com um sorriso de orelha a orelha e dei-lhe uma grande beijoca.  Por falar em beijos, tenho a dizer que tenho aqui em casa uma grande beijoqueira... beija a mãe, o pai, os avós, os tios, os primos, os amiguinhos, os terapeutas, os colegas da escolinha... enfim... beija toda a gente...

Este Natal foi muito bom também para a estimulação da Maria pois optamos por dizer à família quais as coisas que mais faziam falta à Maria pois dessa forma não se desperdiçaria dinheiro ( um bem escasso) e poderiam ajudar a princesa. Deram-nos imensos materiais, brinquedos.... mas também muitas ideias e sugestões. Apesar de todos estes presentes que muito agradeci e agradeço, há uma coisa em especial que quero destacar... a grande disponibilidade para cuidar, para ensinar, todos os minutos que cada um disponibilizou para conversar com a bebé, para brincar com ela, para lhe dar atenção, todos os minutos de descanso que ao mesmo tempo deram aos papás. Sei que o descanso dos papas poderá não parecer uma boa ajuda mas é... cada 5 minutinhos que alguém cuida da Maria são 5 minutinhos de descanso que ajudam taaantooooo! Sei que os pais na mesma situação entendem muito bem aquilo que quero dizer.

Depois de aprender a andar de rabo a Maria ficou muito mais autónoma e isso fez com que os acidentes começassem a acontecer. Começou a abrir gavetas e portas... e a fechar gavetas e portas juntamente com os seus dedos, começou a tirar livros da estante que caiam no chão ou em cima de si própria.... enfim, tornou-se perita em ir a todas as divisões da casa num tempo incrivelmente pequeno.  Nessa sequência surgiu um aumento da carga sobre o lado direito ( não afectado)  e   passou a fazer menos força com os membros esquerdos nessas deslocações. De forma a evitar danos mais graves, foi-nos aconselhado por uma das terapeutas que segue a Maria a que ele deixasse de andar tanto no chão. Passamos a fazer mais horas de standing frame e a girafa tornou-se de vez a sua grande companhia. Inicialmente reagiu com alguma revolta por não poder andar à vontade no chão mas com as  rotinas foi-se tornando mais simples. Neste momento a girafa vai connosco para quase todos os lados e dividimos o tempo entre ela, o standing, o carro    4 em 1,o baloiço Wingbo, o andador e o caminhar pela mão.

Wingbo pendurado no tecto 

Há séculos que andava para comprar um baloiço para a Maria mas ainda não tinha encontrado o baloiço certo nem o sitio ideal. Com a necessidade de evitar que a bebé ande no chão, uma grande amiga minha lembrou-se de lhe oferecer o Wingbo, igual ao que também comprou para o nosso grande João mas sem o suporte que já não serve para ela  - ( http://aviagemdomeujoao.blogspot.com/2011/12/wingbo.html)  e foi uma alegria imensa. Comprámos as cordas e todos os equipamentos necessários, fizemos os furinhos no tecto e montamos o baloiço no quarto da princesa. Ela gosta imenso e com alguns ajustes que vamos fazendo ela ora simplesmente baloiça ora faz força com os pés no chão e vai-se deslocando. Logo que possa coloco algumas fotos e vídeos.

Além do divertido baloiço ( pois apesar de tudo é muito importante que a princesa se divirta ) caminhar pela mão é neste momento a sua grande paixão. Juntamos o útil ao agradável pois quanto mais ela caminhar mais facilmente colmatamos os problemas da anca e ela ganha independência. Segundo a fisioterapeuta ela já aprendeu o processo apenas ainda não percebeu que realmente é isso que a faz ir de um sitio ao outro. Esperamos que fique para breve essa nova aquisição.

Numa tentativa de ajudar no processo de caminhar, vamos intensificar as terapias pelo menos no campo da fisioterapia e na próxima semana iniciaremos mais uma hora semanal. Quem sabe se não será o empurrão que lhe falta.

Também na área da linguagem  muitas melhorias se fizeram notar nestas semanas de ausência do blog. Notámos uma melhor compreensão e associação de palavras, objectos e acções e, mesmo que pouco percetivel, já sai o " não está", "onde está", "não há", "já está". Consegue pedir com um "dá" ou um abrir e fechar rápido mas muito engraçado da mão. Diz adeus com os braços quando é pedido e muitas vezes já com o braço esquerdo voluntariamente. Para espanto do avô que acha sempre que é o preferido dos mais pequenos por volta da passagem de ano começou a chamar pela "bó" - tradução avó.

Enfim... por hoje já chega de escrita mas prometo que amanhã conto mais algumas coisitas.








Era para aproveitar o sol da manhã e usa-se o que se tem à mão :)